quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Décimo terceiro: como administrar o dinheiro extra?

Como escolher as prioridades na hora de usar o dinheirinho extra do 13º salário? Dados de uma pesquisa da associação nacional dos executivos de finanças e contabilidade dizem que 57% dos consumidores pretendem usar o dinheiro para pagar dívidas. Por isso, o Mais Você desta quarta, 8 de dezembro, providenciou um "SOS finanças” com o economista Roberto Zentgraf, coordenador e professor de finanças dos cursos de MBA (pós-graduação) da Ibmec e colunista do jornal O Globo. Para nosso colaborador, planejamento, controle e prioridades são as palavras de ordem.

Zentgraf deu dicas de como cada um pode gastar o 13º da melhor forma. Para ele, a primeira pergunta que se deve fazer é “Quanto custa o meu sonho?”. “Se meu sonho custa trabalhar arduamente durante 20 dias para aproveitar uma viagem de final de semana, não vou fazer este gasto. Às vezes temos sonhos de consumo muito caros. Se vou comprar um automóvel e vou trabalhar durante 6 meses para um luxo de final de semana, penso duas vezes antes de comprar. Ou compro um mais barato ou não compro”, explicou.

Pagar a vista as contas de IPVA e IPTU é ótimo para ter um caixa maior, já que o pagamento viabiliza bons descontos. “Pagando adiantado, você vai guardando um pouquinho para depois”, aconselhou o economista, que acredita que o planejamento possibilita benefícios a longo prazo. “Janeiro é a época em que pessoas geralmente tiram férias. Se você se planeja, consegue ter dinheiro para uma viagem”, disse.

Para cada renda, um planejamento!

Fonte: www.maisvoce.globo.com

Nenhum comentário: