terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Veja seis dicas para melhorar seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos maiores desafios para os empreendedores. É que no começo da empresa parece fácil. Afinal, tudo é questão de se organizar do mesmo jeito que se faz com as contas pessoais quando se é empregado: procurar ter sempre dinheiro no banco para pagar as contas no vencimento. De nada adianta na vida pessoal predatar um cheque para o dia 20 se o salário só cai no dia 21, certo? Só que no mundo dos negócios não é tão simples assim, pois o dinheiro entra e sai diariamente, tornando o controle desses recursos – o chamado capital de giro – muito mais complicado. O blog Pensando Grande, da Microsoft, publicou nos últimos dias um post com seis dicas, recomendadas pelo Joseph Anthony, especialista em finanças, para melhorar seu fluxo de caixa. Confira a seguir.

Envie as contas imediatamente: Quem cuida do negócio e investe tempo para atender o cliente acaba se esquecendo, às vezes, de cobrar. É preciso mandar as faturas regularmente, e criar um sistema para organizar esse processo.

Crie incentivos para pagamentos mais rápidos: A ideia aqui é oferecer pequenos descontos para pagamentos em prazo menor. Uma redução de 1% ou 2%, por exemplo, traz dinheiro para o seu cliente.

Evite desde o início clientes que demoram a pagar ou não pagam: Maus pagadores trazem problemas para o fluxo de caixa. Vale a pena pesquisar referências de crédito do cliente, contratando até uma empresa especializada, se for o caso.

Use trocas em vez de dinheiro: Fazer permutas ajuda a diminuir a necessidade de dinheiro em caixa. Troque seu produto ou serviço por outros com seus clientes. Não é dinheiro que entra, mas também não sai.

Melhore seu estoque: Estoque é dinheiro parado, sem juros nem correção.

Tente unir seus empréstimos: Em vez de levantar empréstimos em diferentes instituições financeiras, concentre-se num só, negocie. Você pode conseguir, por exemplo, juros menores.

Fonte: blogdosempreendedores.com.br

Nenhum comentário: