domingo, 25 de julho de 2010

Casamento Civil no cartorio

Muitos noivos realizam o casamento civil no cartório, por várias razões relativas à praticidade, economia de dinheiro e tempo, além de outros fatores influentes pela escolha.
Existem pessoas que não dão o devido valor a esta cerimonia de casamento, esquecendo que é um contrato público, onde o futuro casal fixa, perante a um juiz, a intenção de uma vida em comum com compromisso.
Trata-se de cerimônia simples, oficiada durante o dia. Geralmente, casam-se vários casais ao mesmo tempo. No entanto, este fato não impede que sejam convidados os pais, irmãos e filhos, se houver. Antes, certifique-se da amplitude do espaço aonde será realizado o casamento, se existe alguma sala própria para utilização.
Talvez, pela simplicidade do local, certas pessoas não prestam a devida atenção ao ato, contudo vale ressaltar alguns aspectos de relevância, a ser observado pelos nubentes:
 Os noivos devem chegar com antecedência minima de 15 minutos ao horário marcado para o início da cerimônia. Devem comparecer com as respectivas testemunhas de casamento já devidamente registradas;
 A noiva deve comparecer com vestido, ou saia e blusa, mesmo um tailleur simples, na cor preferida. Pode ser branco, se estiver ligado ao sonho dela. Não se recomenda o tradicional vestido de noiva, nem o buquê de flores, tampouco véu e grinalda. Neste tipo de casamento, o adequado é manter a descrição, com jóias e maquiagem natural. O brilho e exageros estão fora de contexto;
 O noivo deverá vestir terno, preferivelmente na cor cinza ou azul, camisa social e gravata, cabelo cortado e barba feita. Cabe-lhe levar as alianças do casal, as quais serão trocadas na presença do juiz;
 A calça jeans, apreciada por muitos, está absolutamente inadequada;
 Deverá ser contratado um fotógrafo profissional (desde que o cartório permita), ou pedir a um familiar para registrar a cerimônia.
Logo após à cerimônia, pode-se comemorar convidando para um café da manhã, almoço ou brunch, caso a cerimônia ocorra pela manhã, ou um coquetel se for à tarde, num restaurante, no salão de um hotel, ou ainda em outro local.
No caso de um número mais expressivo de pessoas ser convidadas para a celebração do casamento, após, deve-se confeccionar um convite impresso com bastante antecedência. Se o número de convidados é restrito, pode-se fazê-lo pelo telefone. Neste caso, a noiva pode trocar de toallete, vestir algo mais adequado para a noite, fazendo uso de brilhos.
Neste caso o noivo também pode trocar o terno cinza ou azul por um preto, mais condizente com a formalidade e de acordo com a ocasião e horário.


É o momento dos noivos, devem vibrar e celebrar juntamente com os convidados o início de uma nova jornada de vida a dois

Nenhum comentário: